Chi Kung Tradicional - Método de Estiramentos

As Técnicas de Chi Kung deste Método estão divididas em dois grupos, respectivamente, Os Estiramentos de Buda e Técnicas de reabilitação com Bastão.

  
- Os Estiramentos de Buda
É composto por uma série de exercícios de alongamentos (10 Estiramentos de Buda e as 18 Mãos de Buda), inspirados na sabedoria Oriental, conjugada com o conhecimento científico Ocidental. Os exercícios executam-se sequencialmente, sendo coordenados com técnicas respiratórias específicas, de modo a fomentar o desenvolvimento da concentração e interiorização da mente. Numa primeira fase a concentração da mente focaliza-se no movimento do corpo, na respiração e nas sensações internas que ocorrem. Numa fase mais avançada, estes processos ocorrem automaticamente e a mente pode abstrair-se naturalmente dos mesmos, de modo a entrar num estado de meditação activa que fomenta o relaxamento activo do corpo e da mente, o fortalecimento da força e energia internas e ajuda na reabilitação e prevenção de lesões.
 
O objectivo geral na execução destes exercícios visa a execução de estiramentos ósteo-tendino-musculares, tendo cada um dos exercícios objectivos específicos e particulares, cuja acção ocorre directamente no plano físico, referindo-se esta à valência externa do exercício, acrescendo, também, uma acção indirecta, no plano energético, de valência interna que se reflecte no reequilíbrio emocional e mental do indivíduo.
 
A aprendizagem destes exercícios oferece diversos benefícios, promovendo a manutenção e /ou melhoria da condição física, de forma simples e eficaz, acrescendo num plano superior, o trabalho de desenvolvimento do controlo das emoções que resulta na harmonia e equilíbrio mental.
 

- Estiramentos com Bastão

Os exercícios “Estiramentos com um Bastão” são executados com o auxílio de um bastão e têm como fundamento principal a exercitação do corpo e da energia. A maioria dos exercícios promove o estiramento dos diversos grupos musculares dos membros superiores, inferiores e da coluna, lubrificando os espaçamentos intervertebrais, diminuindo ou eliminando eventuais dores nas costas e ajudando a descomprimir os nervos intervertebrais. O bastão é um excelente instrumento auxiliar para exercitação salutar dos estiramentos dos músculos do corpo. Alguns estudos apontam os alongamentos dinâmicos como o método que permite alongar da melhor forma as diversas partes do corpo. Os estiramentos com bastão, se executados diariamente, podem promover a manutenção da saúde e incrementar a qualidade de vida.
O método Estiramentos com um Bastão incorpora quatro séries de exercícios de estiramento com bastão, culminando com um exercício final que promove o alongamento vertical da coluna vertebral.