CHI KUNG TRADICIONAL - MÉTODO TERAPÊUTICO

 

O Método Terapêutico visa prevenir o aparecimento de doenças, promovendo a manutenção de um estado de equilíbrio físico, emocional e mental, no entanto, também, apresenta soluções terapêuticas para tratamento de algumas manifestações clínicas. Assim, incorpora exercícios que se classificam em dois grandes grupos, nomeadamente, Os 18 Exercícios da Saúde e Tratamentos Clínicos.


“OS 18 EXERCÍCIOS DA SAÚDE”

“Os 18 Exercícios da Saúde” consistem em técnicas de relaxamento e, simultaneamente, de fortalecimento da energia. Em termos pedagógicos, os exercícios foram elaborados segundo uma metodologia de aprendizagem sistemática que faculta uma identificação e apreensão gradual dos diversos aspectos desta arte da saúde, inerentes à abordagem dos conceitos energéticos, respiratórios e físicos.

O grupo de exercícios “Os 18 Exercícios da Saúde” divide-se em seis séries de exercícios que se denominam, respectivamente:
 


• O Desenvolvimento do Chi / Energia;
• O Corpo Físico;
• Exercícios Respiratórios;
• O Relaxamento Activo;
• Tonificação da Mente e do Espírito;
• A Harmonia do Corpo, da Mente e do Espírito.

 

 

 

“TRATAMENTOS CLÍNICOS”

Grupo de exercícios vocacionado à acção directa de prevenção e tratamento de doenças, segundo os fundamentos e filosofia da Medicina Tradicional Chinesa. A aplicação deste método revela-se eficaz na concretização dos objectivos visados, nomeadamente,  a prevenção e o tratamento de sindromas diversos, cuja acção influi sobre o corpo físico, emocional e mental, promovendo a homeostasia do “Todo Energético” que é o ser humano e consequentemente a saúde.

A metodologia de exercícios Tratamentos Clínicos visa a prevenção e tratamento de síndromas, tais como: Ansiedade, Depressão, Insónia, Stress, hipertensão, distúrbios de estômago, dor abdominal, torcicolo, espondilose cervical, e lombalgia.