Curso de PILATES CLÍNICO 
 
 
O Pilates Clínico
            O Pilates Clínico surge na década de 90 na Austrália, e posteriormente no Reino Unido, por profissionais ligados à área da saúde os quais consideraram a possibilidade de ajustar o método original a uma abordagem terapêutica para fortalecer e reabilitar indivíduos com limitações musculares e articulares. O Pilates Clínico adapta e modifica os exercícios originais para as necessidades contemporâneas de indivíduos com patologias ou com necessidade de correção postural mas mantém a sua essência apenas estabelece diferentes graus de desafio e progressão consoante a condição física do individuo a reabilitar. Pode ser utilizado individualmente ou em pequenos grupos tendo em consideração sempre a condição individual de cada aluno. Os exercícios do Pilates Clinico têm como foco a manutenção da estabilidade da coluna, alinhamento da cintura escapular e pélvica a noção de força do centro "Power House". Permite praticar exercício físico sob orientação terapêutica para a prevenção ou a reabilitação de lesões diagnosticadas.
 
            O Método de “Pilates Clinic Therapeutic” da CHINARTE é um método desenvolvido pela Profª Manuela Teixeira, resultado duma vivência intensa na arte do Pilates, nomeadamente no estudo do “Autêntico Pilates” e do Pilates “Contemporâneo”, e de todo o seu Know-how que advém da formação em diversas disciplinas Orientais como o Yoga, Tai Chi Chuan e Chi Kung. Toda esta experiencia, originou o brotar de uma nova abordagem do ensino e divulgação do Pilates, orientado para a parte Desportiva e Terapêutica.
            Juntamente com o Mestre Nelson Barroso, Mestrado em Medicina Natural e Licenciado em Educação Física, Saúde e Desporto, foi desenvolvido toda a estrutura deste novo método, que tem como principal objetivo abordagem terapêutica e contemporânea dos exercícios de reportório do Joseph Pilates.
            Desta nova abordagem surgiu o “PILATES CLINIC THERAPEUTIC” que integra várias metodologias distintas de ação, consoante os objetivos visados pela prática, respetivamente:
 
PILATES CLINIC THERAPEUTIC®
 
O grupo de exercícios designados de “Matwork” tem por finalidade uma primeira abordagem do método e as bases do mesmo.
 
O “Propswork” utiliza diversos tipos de acessórios, equipamentos, no desenvolvimento dos exercícios de Pilates.
 
O “Clinicwork” apresenta exercícios de Pilates de acordo com a patologia e a condição física e mental do paciente a reabilitar.
                   
Numa fase inicial são apresentados aos alunos os 34 Exercícios Originais, no colchão, criados por Joseph Pilates seguindo a estrutura tradicional. Posteriormente estes mesmos exercícios são apresentados com o recurso a equipamentos móveis. Serão, ainda, apresentados protocolos de sugestão de aulas clínico-terapêuticas personalizadas consoante as patologias osteo-tendino-musculares e articulares.
           
Num trabalho mais especializado serão apresentados os restantes exercícios de Pilates com equipamentos estáticos.
           
 
 Ver Programa dos Módulos nas páginas seguintes.